O papel social da música
Ao ouvir os sons da natureza, como o cantar dos pássaros, a água corrente nos rios ou o soprar do vento, não é difícil perceber o quanto a música e a vida estão conectadas. Assim, é fácil compreender por que a música esteve sempre tão presente na história do ser humano. A combinação de sons em perfeita harmonia proporciona bem-estar e muitos outros benefícios que já mencionamos. Mas a importância dessa forma de arte vai muito além disso: a música é um instrumento de transformação social.
Auxilia no desenvolvimento do ser humano em sociedade
Estudos já comprovaram que as práticas musicais ajudam as pessoas a se conectarem com seu interior, aumentam a autoestima e auxiliam na cura de problemas emocionais. Ao conhecerem mais sobre si mesmas, as pessoas se tornam mais capazes de conviver e se relacionar com o outro.
Aumenta o desempenho no trabalho em equipe
A música tem como princípio a harmonia entre as notas, os acordes, os instrumentos. Se você já assistiu a um concerto de orquestra, sabe do que estamos falando. O maestro coordena com gestos todo o grupo musical. O oboísta emite o lá inicial para afinar toda a orquestra. Cada um sabe exatamente o tempo certo em que deve entrar e é parte fundamental de todo o conjunto. Imagine trazer essa harmonia para o trabalho ou para outras atividades em grupo?
Desenvolve talentos
Através da música, muitas pessoas descobrem habilidades, encontram-se em uma profissão e alavancam sua vida pessoal através de suas veias artísticas. Assim, proporcionam a todos nós ótimas experiências musicais e todos os benefícios que elas comprovadamente nos trazem.
Aqui no blog, temos ainda mais informações sobre os benefícios dessa arte. Além disso, oferecemos diversos cursos e atividades que podem ajudar você a se descobrir e se conectar com outras pessoas. Entre em contato para saber como a música pode fazer a diferença em sua vida.