O que é musicoterapia?
Resumidamente, é uma forma de terapia que estuda o potencial da música em afetar positivamente o corpo humano.
Com certeza, o ato de escutar uma música já afetou o seu humor, não é mesmo? Não há como duvidar da influência desta invenção milenar em nossas vidas, afinal, a história da música se confunde com a história do próprio ser humano.
Com o tempo, foi comprovado que, além de influenciar o humor, as ondas sonoras têm o poder de nos trazer benefícios físicos e de serem nossas aliadas no tratamento de doenças.
Como isso é possível?
Por meio de instrumentos musicais, cantos e ruídos, o terapeuta trata pessoas que sofrem de distúrbios de fala, motores, psiquiátricos e outros. Ao estimular os pacientes a tocar instrumentos ou ouvir determinados sons, é possível trazer uma série de benefícios.
Quais são os benefícios?
Desenvolvimento cognitivo, criatividade, memorização, sensibilidade e outros aspectos são melhorados. Além disso, a música atua nas redes nervosas do cérebro, facilitando a comunicação, trazendo conforto e diminuindo a dor. É possível notar também o auxílio na circulação, na respiração, no alívio das dores crônicas e dos sintomas do câncer.
Como outros procedimentos relacionados à saúde, é necessário que a musicoterapia seja realizada por profissionais com conhecimento científico, que oferecem tratamentos efetivos, humanos e sensíveis. Entre em contato conosco para saber mais!